domingo, 10 de fevereiro de 2008

Serra de Tentudia

No Sul da província de Badajoz, entre Mérida e Sevilha, encontra-se a comarca de Tentudia. Terras de grande sabor histórico que nos lembram as façanhas daqueles guerreiros medievais que bateram as suas lanças contra o invasor.


E aqui a tradição alia-se à história com o "Santa Maria, detém o teu dia...". Estou a falar do Mosteiro de Tentudia, que, imponente, se encontra em cima da serra mais alta de Badajoz. Dali, as vistas são maravilhosas e os nossos cinco sentidos podem experimentar sensações inesquecíveis.

A VISTA. A Norte, azinheiras e montados, oliveiras e planícies que acabam na serra de Hornachos. A Sul, as montanhas apresentam tons azúis.
O OLFACTO, o cheiro dos pinhais, do tomilho, do alecrim...
O TACTO. Sentir na pele o ar gelado.
O OUVIDO. Ouvir o canto dos pássaros, a força do vento.
O PALADAR. Não se esqueçam de provar o vinho do Jacinto, o presunto, o porco... Magníficos.

E o Mosteiro está lá em cima da serra que leva o seu nome. Oferece a sua delicada arquitectura mudejar misturada com a renascentista.
É sem dúvida um lugar provilegiado onde a mão do homem, a história e a natureza dançam ao mesmo compasso... Não acham?

Texto e fotos de José Manuel Martínez González (N.I.-1º)
__________

E já agora, aproveito para dedicar ao Jose este vídeo com as músicas da nossa infância.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola, Zé! Sabia que gostavas imenso da natureza, mais o que não conhecia era a tua paixão na expressão escrita.
Parabéns!
Eu conheço essa terra e é assim, mesmo linda. Faz muito tempo que não a veio, mas tenho bom sabor dela.
Beijos.
Teresa

Anónimo disse...

Pois é, José, sou o Anselmo, como o prometido é dívida, cá estou para fazer o comentário. Gosto muito do teu artigo, não conhecia essa zona mas com esta redacção, já sei mais alguma coisa, como por exemplo a palavra "montado" que para me referir a este termo acho que errei na minha redacção da Extremadura. Parabéns pelo artigo e pela prova oral aos dois, para ti e para a Teresa, onde "apanhaste uma boa zanga com ela que não parava de pedir-te desculpas pelo atraso". Coitada, acima que ela gosta da pontualidade, acima de tudo tem de defender a posição da pessoa que chega atrasada. Coisas da vida. Congratulações.