segunda-feira, 10 de março de 2008

Magusto em Porto Côvo

  • No seguinte texto redigido no mês Novembro de 2007, Guadalupe Grande Marín refere uma festa tradicional que dá pelo nome de Magusto e que tem lugar todos os anos no dia de São Martinho:

Gostaria de ter ido à excursão que os meus colegas fizeram na semana passada a Marvão e Castelo de Vide. Estou desejosa de conhecer essas vilas porque já muitas pessoas me disseram que são muito bonitas.

Eu também estive em Portugal, mas numa zona mais ao Sul, numa pequena aldeia chamada Porto Côvo. Vamos lá todos os anos porque temos uma vivenda que fica num parque de campismo que tem o mesmo nome da vila. O dono do parque tem por costume festejar São Martinho (11 de Novembro) e convida-nos sempre a almoçar no sábado seguinte a todas as pessoas que costumamos ir ao longo do ano. A festa consiste num almoço-convívio feito no jardim. Todos levamos as nossas mesas e pomo-las onde desejamos ficar. Os trabalhadores do parque e alguns voluntários grelham sardinhas, bifinhos de carne de porco, entremeada e castanhas que depois serão distribuídas pelas mesas. Para beber, é muito tradicional o água-pé, que é um vinho suave, que se bebe com gosto mas sobe à cabeça facilmente.

Nesse dia, trabalhadores e residentes do parque, fazemos sempre um convívio muito agradável.

Texto e fotografias de Guadalupe Grande Marín (N.B.-2º)

___________

Clique aqui para ouvir a canção que Rui Veloso dedicou a Porto Côvo e à ilha do Pessegueiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada pelo teu trabalho, ficó muito bonito.

José Ignacio disse...

O trabalho é todo teu, Guadalupe. Eu só acrescentei algumas ligações.
Um grande bem-haja!

Anónimo disse...

Porto Covo é uma Terra espetacular. Vivi nesta região durante mais de 10 anos.

Caso venham visitar novamente esta magnifica Vila, podem encontrar Informações de Porto Covo neste site que descobri à pouco tempo.

Forte abraço.