sábado, 16 de fevereiro de 2008

Língua portuguesa

Está a decorrer em terras portuguesas um concurso que já vai na quarta edição e que dá pelo nome de Campeonato da Língua Portuguesa. É uma iniciativa do grupo Impresa com o apoio do BPI.
Durante várias semanas, os candidatos terão de fazer exames onde serão testados os seus conhecimentos de português. Só os melhores poderão chegar à final, que será emitida em directo pela SIC, e conquistar o quarto título de Campeão da Língua.
A tarefa não é canja, pois, como se costuma dizer, a língua portuguesa é traiçoeira...



Tentem resolver os testes que já foram publicados e vejam as soluções aqui:
1º Teste
2º Teste
Acham complicado?...

Proponho mais uma actividade para o fim-de-semana:
Vejam este vídeo dos Clã a cantarem no programa dos Gato e, nos comentários a esta postagem, indiquem os pontapés propositatos à gramática e as calinadas que saem da boca da Manuela de Azevedo.
(Versão original: Problema de Expressão)

2 comentários:

Anónimo disse...

nós, já sabemos que não somos "bodes respiratórios" na EOI, nem precisámos de fazer a mesma coisa que ela propõe como solução para os seus problemas de expressão.... e é graças aos nossos professores que nos ensinaram que não se deve dizer:
-a gente vamos
-tou-te a amar-te
-vocês -há-dem (isto não compreendo)
-sinhora,treuze,quaisqueres, sladas, chórizo...
E tudo, tudo por "causa das aulas"
Ate já

Anónimo disse...

O teste dos erros não correu assim tão mal, mas eu não sabia que um "divicioso" era um rico e que a "hebelogia" estudasse a adolescência. Acho que nesta altura a Alicia vai precisar de muita hebelogia.
Achei a canção muito engraçada e concordo com a Coral, nós ja sabemos graças aos professores e as "aspas". Até terça