quinta-feira, 24 de abril de 2008

Hermínio dos Santos Martins na EOI de Mérida

Hoje, dia 24 de Abril, pelas 20h00, teremos um encontro com o ilustre professor Hermínio dos Santos Martins. Farmacêutico e campeão europeu de autocross, entre muitas outras coisas, vem falar-nos do Fado (para ver o programa, cilque aqui).

Eis algumas ligações úteis para prepararem o encontro:
  1. Fado.com
  2. A alma de um povo
  3. Portal do Fado
  4. História do fado de Coimbra

Falaremos decerto também da Queima das fitas de Coimbra e da "serenata monumental" que marca o início das festividades e este ano terá lugar no dia 3 de Maio. Fiquem a conhecer melhor esta tradição anual ineludível no seguinte vídeo:

Não percam esta oportunidade única e aproveitem para resolver todas as dúvidas que tiveram sempre sobre o fado! Poderemos também colocar todo o tipo de questões sobre Coimbra, o nosso destino na viagem de estudo deste ano, uma vez que o professor Hermínio conhece a cidade do Mondego como ninguém.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida a conferencia do doctor Hermínio foi um sucesso.
A sua exposição sobre as influencias no fado foram muito esclarecedoras e a selecção musicas surpreendeu a todos.
Para mim, o melhor a poesia e a clareza das suas palavras, a sua capacidade para definir com simplicidade e beleza:

Saudade é ausência e distancia.
O fado lisboeta fala do destino, do ciúme, da tristeza. O Fado é a noite...

O peor foi que ficamos com vontade de ouvir mais, mas, como diz a Coral, isso foi mais umas virtude que um defeito.
Não quero terminar sem agradecer a Coral a sua generosidade por compartir com todos a sua amizade com o Dotor Hermínio e sobre tudo pelo “savoir fair”.
Umas últimas palavras para o José Ignacio sempre atento as necesidades de todos.

Anónimo disse...

aliás,doutor Herminio. Desculpem a ortografia

Anónimo disse...

Caro Hermínio, só posso dezir que foi invejável ter tão perto o saber do tempo bem aproveitado numa vida. Agradeço-lhe enormemente a sua presença em nossa escola e o compartir do seu imaginario do fado e a música en geral connosco. Gostaria imenso poder com a sua idade falar das coisas com o mesmo entusiasmo e alegria que me transmitiu como se duma pessoa nova se tratasse, de facto convertiu-se. Para mim foi um conferenciante exemplar e além disso tenho de dizer que há poucos tão peritos e próximos ao mesmo tempo.
Concordo com a Luisinha quando diz que ficamos con vontade de ouvir mais.
Até a próxima!

Anónimo disse...

Era só para dizer que gostei imenso da conferência que o Senhor Doutor Hermínio deu na Escola. Agradeço-lhe a maneira de partilhar connosco as suas emoçoes e os seus conhecimentos sobre o fado.
Para mim foi um verdadeiro prazer estar lá.
Obrigado também pelas historias que me contou de Coimbra das que tanto eu gosto. Tenha a certeza o Senhor Hermínio que neste fim de semana que vamos fazer a viagem de Coimbra vou procurar, se ainda existir, aquela loja (é pena nao me lembrar daquele nome tao exquisito que você me disse) onde naquela altura se alugavam os fatos para os estudantes.

Obrigado por todo Senhor Herminio, e obrigado também a minha colega Coral e ao meu professor José Igacio.

Até breve
Eduardo