
Parece que o Carnaval começa hoje em todos os cantos do mundo onde se comemora. Não pensem que só o Carnaval do Brasil é importante no mundo da lusofonia. Há quem prefira ver as raparigas morenas das escolas de samba a dançarem nos sambódromos de Rio de Janeiro e São Paulo. É impossível falar do Brasil e não contar nada do seu Carnaval.
Mas, sabem que também se comemora o Carnaval em Portugal?
Antigamente pelas ruas generalizava-se uma verdadeira luta em que as armas eram os ovos de gema, ou as suas cascas contendo farinha ou gesso, cartuchos de pós de goma, cabaças de cera com água de cheiro, tremoços, tubos de vidro ou de cartão para soprar com violência, milho e feijão que se despejavam aos alqueires sobre as cabeças dos transeuntes. Em vários bairros atiravam-se à rua, ou de janela para janela, púcaros e tachos de barro e alguidares já em desuso, como depois se fez também no último dia do ano, no intuito de acabar com tudo de velho que haja em casa.
Hoje é mais limpo e divertido.

Os lugares mais importantes onde se pode desfrutar do Carnaval em Portugal são Torres Vedras (a uns 50km ao norte de Lisboa), Ovar (a uns 40km ao sul do Porto) e Loulé (no Algarve).
Também na Madeira podemos assistir a um dos melhores espetáculos do Carnaval português.
Como podem ver, o Carnaval aparece de Norte a Sul do país, no continente e nas ilhas, e cada um com as suas características próprias.
Agora já podem contar aos seus colegas e amigos que nem só é importante o Carnaval do Brasil, mas também o de Portugal.
A nível mundial, Veneza ou Nova Orleães são dois lugares especiais onde passar umas boas férias de Carnaval.
E vocês, conhecem mais lugares onde se comemore o Carnaval?
BOM CARNAVAL A TODOS!!