sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CARNAVAL 2009

Olá pessoal, tudo bem?!

Parece que o Carnaval começa hoje em todos os cantos do mundo onde se comemora. Não pensem que só o Carnaval do Brasil é importante no mundo da lusofonia. Há quem prefira ver as raparigas morenas das escolas de samba a dançarem nos sambódromos de Rio de Janeiro e São Paulo. É impossível falar do Brasil e não contar nada do seu Carnaval.

Mas, sabem que também se comemora o Carnaval em Portugal?
Antigamente pelas ruas generalizava-se uma verdadeira luta em que as armas eram os ovos de gema, ou as suas cascas contendo farinha ou gesso, cartuchos de pós de goma, cabaças de cera com água de cheiro, tremoços, tubos de vidro ou de cartão para soprar com violência, milho e feijão que se despejavam aos alqueires sobre as cabeças dos transeuntes. Em vários bairros atiravam-se à rua, ou de janela para janela, púcaros e tachos de barro e alguidares já em desuso, como depois se fez também no último dia do ano, no intuito de acabar com tudo de velho que haja em casa.
Hoje é mais limpo e divertido.
Os lugares mais importantes onde se pode desfrutar do Carnaval em Portugal são Torres Vedras (a uns 50km ao norte de Lisboa), Ovar (a uns 40km ao sul do Porto) e Loulé (no Algarve).
Também na Madeira podemos assistir a um dos melhores espetáculos do Carnaval português.
Como podem ver, o Carnaval aparece de Norte a Sul do país, no continente e nas ilhas, e cada um com as suas características próprias.
Agora já podem contar aos seus colegas e amigos que nem só é importante o Carnaval do Brasil, mas também o de Portugal.
A nível mundial, Veneza ou Nova Orleães são dois lugares especiais onde passar umas boas férias de Carnaval.
E vocês, conhecem mais lugares onde se comemore o Carnaval?
BOM CARNAVAL A TODOS!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá!!

Sei que o post fala do Carnaval e eu não me vesti nem estive por aqui porque decidi ir com uns amigos até Salamanca para esquiar antes de que a neve derrete-se e foi muito muito muito giro, mas queria dizer que ontem à noite quando jantava bem cansadinha vi no telejornal umas imagens do Carnaval de Torres Vedras com bonecos muito grandes de tamanho, inspirados na crise económica que afecta a todos.

Gostaria de visitar esse Carnaval outro ano. Alguém esteve lá?

Dani Toril disse...

Que acontece com este blogue, que não há novidades desde há um tempo? Bom, aproveito para escrever um bocado e dizer que as minhas fotografias da viagem a Campo Maior já estão disponíveis em http://picasaweb.google.es/fotosaugustas/

Também tenho algumas, e escrevi um bocado, no meu blogue: http://masallademerida.blogspot.com

Acho que hoje isto é tudo. Vemo-nos nas aulas!

Anónimo disse...

Torres Vedras em Portugal. Comemora-se o Carnaval nesta localidade. Muitos beijinhos!