
Postal de Amparo García
Aluna do NB2Ganhadora do concurso de postais de natal do Departamento de Português
Bem-vindos ao blogue do departamento de português da Escuela Oficial de Idiomas de Mérida





No próximo dia 7 de Novembro, o jazz de Paula Oliveira. E de 1 a 30 de Novembro, Teatro Amador. Quem não viu Ibéria. A louca História da Península na Sala Trajano, tem uma segunda oportunidade no CCR (21 de Novembro).
GONÇALO M. TAVARES NA AULA LITERÁRIA "Jesús Delgado Valhondo"
E para terminar a semana e dar as boas-vindas ao fim-de-semana assitam ao concerto dos Clã, no Palácio de Congressos a partir das 21:00h. Para saberem mais deste grupo musical podem visitar a web oficial e a página não oficial.
stória de uma Península - Peripécia TeatroPERIPÉCIA TEATRO BOLGSPOT : http://peripecia-teatro.blogspot.com/


De Luís Galvão Teles
Eu já tenho a minha conta e quando me ligo à net tenho na primeira página as notícias do dia (gerais, desporto, internacional...)
Todos os serviços são gratuitos e a única regra é que a gente só fale em português...
Se quiserem, podem adicionar-me: gabrielcabrera@sapo.pt
Texto de Gabriel Cabrera Méndez (N.B.-2º)
_________
Vejam ainda esta animação sobre o Messenger do Sapo.
Desta vez vamos votar nas músicas que estivemos a ouvir ao longo do mês de Fevereiro. Mas antes, o resultado de Janeiro: Montras (Mariza) foi a canção ganhadora com 7 pontos, seguida do Cacilheiro (Carlos do Carmo) com 4. E se gostaram de Montras talvez apreciem também Gente da minha terra... Vejam esta versão cheia de emoção. Será que a Mariza é realmente uma "super-fadista"?E, mais uma vez, deixamos aqui duas dedicatórias. A primeira é para o José Manuel de Andrés Ramos, pelas semelhanças com o verbo pairar, Flutuo de Susana Félix e para a Concha Lana (bem-hajas por tudo), Dansen an zee, nas vozes de Cristina Branco e Blof.

Comemoramos hoje o Dia da Liberdade, os 34 anos da Revolução dos Cravos, com uma homenagem simples mas sentida. Falaremos decerto também da Queima das fitas de Coimbra e da "serenata monumental" que marca o início das festividades e este ano terá lugar no dia 3 de Maio. Fiquem a conhecer melhor esta tradição anual ineludível no seguinte vídeo:
Não percam esta oportunidade única e aproveitem para resolver todas as dúvidas que tiveram sempre sobre o fado! Poderemos também colocar todo o tipo de questões sobre Coimbra, o nosso destino na viagem de estudo deste ano, uma vez que o professor Hermínio conhece a cidade do Mondego como ninguém.

A Biblioteca Municipal “Juan Pablo Forner" de Mérida organizou um passeio literário pela cidade de Lisboa que terá lugar no próximo sábado 12 de Abril. Durante a excursão serão lidos textos de vários autores portugueses, nomeadamente Camões, Pessoa e Eça de Queirós. A selecção destes textos e o percurso que se vai seguir couberam ao Departamento de Português da EOI de Mérida, que desta forma colabora no projecto.
Será que alguém acreditou na notícia que publicámos ontem? Já estavam a pensar que poderiam andar de escadas rolantes na escola e não teriam de voltar a subir a pé?...E para acabar, três perguntinhas:
depois de várias reuniões, acabou por ser aprovada. Os representantes dos alunos no Conselho consideram extremamente cansativo ter de subir e descer as escadas da escola para aceder às salas de aula do primeiro e segundo piso, estando igualmente convencidos de que as aulas teriam um maior aproveitamento se não fossem precisos tais esforços físicos, como demonstra o grau de atenção dos estudantes de italiano ou o alto nível de participação nas turmas de Juan Luis e de Elisa, nas salas situadas no rés-do-chão.
capacidade ideal para responder às necessidades do nosso centro. O reduzido atrito da roda dentada (19 dentes!) para retorno da corrente de degraus minimiza a vibração e por sua vez o desgaste. Depois de esclarecer as nossas dúvidas, a directora lamentou não ter podido contratar também três tapetes rolantes para os corredores, como era desejo do Departamento de Português. A situação financeira não permite por enquanto este investimento, mas prometeu voltar a estudar o assunto no próximo ano lectivo.
Continuamos o nosso percurso musical. A canção mais votada do mês de Dezembro, com 4 pontos, foi A Vida não Chega, de Viviane.Obrigado a todos os que participaram na festança. Foi um fim de tarde muito especial e na melhor companhia.
Não percam as excelentes fotografias de Daniel Toril (N.B.-1º) e assistam ainda ao seguinte vídeo do espectáculo poético elaborado por Juan Luis para o Escolaugusta (podem encontrar os textos aqui):
Agora aproveitem as férias para descansar. As aulas recomeçam no dia 25 de Março, terça-feira. Entretanto, fiquem bem e não deixem de visitar o blogue para manter algum contacto com a camoniana língua ;-)
Vejam aqui o cartaz oficial do evento.
Vivemos numa sociedade há muito tempo enraizada na chamada cultura do vinho. Na actualidade, não concebemos nenhuma actividade social onde não se faça alguma ingestão de álcool. Contudo, as graves consequências do consumo de bebidas alcoólicas: doenças crónicas, dependência, acidentes rodoviários, agressões com lesões e homicídio, etc, têm feito com que a sociedade tenha aprovado leis que proíbem o seu consumo ou o limitam.
A conversão dos valores do teor de álcool no ar expirado (TAE) em teor de álcool no sangue (TAS) é baseada no princípio de que 1 mg de álcool por litro de ar expirado é equivalente a 2,3 g de álcool por litro de sangue. 
Poderíamos dividir o comportamento humano em fases ou graus de embriaguez:
Algum tempo depois disto, percebi que alguma coisa não estava a correr bem. Nas rochas onde mergulhavam os três jovens amontoava-se um grupo de pessoas que olhavam para o mar. Um dos três jovens mergulhadores não saia da água. Já tinha passado meia hora, se calhar uma hora, e não sabiam nada dele. Eu estive o tempo todo a olhar para o mar ao pé da namorada de João Pedro, que era o nome do desaparecido. Vieram a polícia marítima, os bombeiros, equipas médicas, mergulhadores profissionais, um helicóptero e até a televisão.Gostaria de ter ido à excursão que os meus colegas fizeram na semana passada a Marvão e Castelo de Vide. Estou desejosa de conhecer essas vilas porque já muitas pessoas me disseram que são muito bonitas.
Eu também estive em Portugal, mas numa zona mais ao Sul, numa pequena aldeia chamada Porto Côvo. Vamos lá todos os anos porque temos uma vivenda que fica num parque de campismo que tem o mesmo nome da vila. O dono do parque tem por costume festejar São Martinho (11 de Novembro) e convida-nos sempre a almoçar no sábado seguinte a todas as pessoas que costumamos ir ao longo do ano. A festa consiste num almoço-convívio feito no jardim. Todos levamos as nossas mesas e pomo-las onde desejamos ficar. Os trabalhadores do parque e alguns voluntários grelham sardinhas, bifinhos de carne de porco, entremeada e castanhas que depois serão distribuídas pelas mesas. Para beber, é muito tradicional o água-pé, que é um vinho suave, que se bebe com gosto mas sobe à cabeça facilmente.
Texto e fotografias de Guadalupe Grande Marín (N.B.-2º)
___________
Clique aqui para ouvir a canção que Rui Veloso dedicou a Porto Côvo e à ilha do Pessegueiro.
No próximo dia 21 de Fevereiro, quinta-feira, pelas 19h00, teremos a visita de Carolino Tapadejo. Emblemática figura castelovidense e ex-presidente da Câmara Municipal, é actualmente o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide. Trataremos o tema das relações transfronteiriças e ficaremos também a conhecer melhor o Norte Alentejano. O encontro, a não perder, terá lugar no salão nobre da escola.Dpto. de portugués
C/ Mario Roso de Luna, s/n
06800 Mérida (Badajoz) Espanha
Tel. 924.00.30.17/18/19
Fax. 924.00.30.10
E-mail: eoimport@gmail.com