Glückliches Neues Jahr Feliz Año Nuevo Heureuse Nouvelle Année Feliz Ano Novo Happy New Year Buon AnnoPassagem de Ano no Funchal (Madeira)
O departamento de português da EOI de Mérida deseja-vos um 2008 cheio de coisas boas!!!
Bem-vindos ao blogue do departamento de português da Escuela Oficial de Idiomas de Mérida
Era uma vez, lá na Judeia, um rei,

Frohe Weihnachten Shenoraavor Nor Dari yev Pari Gaghand Nedeleg laouen Bon Nadal Čestit Božić Feliz Navidad Gajan Kristnaskon Feliz Natal Hyvää joulua Joyeux Noël Kellemes Karácsonyt Merry Christmas Buon Natale God Jul Wesołych Świąt Sarbatori Fericite С Праздником Рождества Христова Klidné prožití Vánoc


No mês passado escolhemos as canções ouvidas em Outubro de que mais gostávamos e o resultado foi o seguinte:
Depois de um fim-de-semana especialmente prolongogado e que eu aproveitei para estar com febre, não podemos deixar passar o dia da Mártir sem dar os parabéns às "Eulálias" da nossa escola (eu lembro-me agora de Laly Peñaranda e Lali Parejo).Se a preguiça não me atraiçoar, tenciono apresentar sucessivos artigos que estimo devem captar a nossa atenção.
Fotografias comoventes que ilustram de um modo real a trágica actualidade das estradas.
Ano de realização: 1994Não percam o filme e, se quiserem, deixem aqui depois os vossos comentários ;-)
Este é o meu gato. Chama-se Pirata e é um gato de raça persa.
Foram as minhas sobrinhas quem o chamaram Pirata. Estávamos no jardim da casa delas debatendo os possíveis nomes para o gato. O gatinho tentava brincar com uma pequena borboleta e por um momento conseguiu trepar pela gelosia do jardim. Então a minha sobrinha mais nova gritou: “Olha! Parece mesmo um pirata!!”. E foi nesse momento que ele ficou baptizado.

Esta fotografia mostra-nos o interior de uma das caves do vinho do Porto em Vila Nova de Gaia.
Quando eu olho para a fotografia chegam à minha cabeça muitas lembranças cheias de saudades. Lembro-me daquele fim-de-semana em que eu fui de viagem de estudo ao Porto com os meus colegas da escola de línguas.
A fotografía foi feita durante o percurso da nossa visita pelas caves do vinho. Naquela visita falaram-nos da elaboração e conservação do vinho, mas esta é outra história e terá de ser tratada noutra altura.
Eu posso falar de imensas anedotas que aconteceram durante aquela visita. Todos os colegas da escola e os nossos profesores a fazer batota, alguns de nós falávamos português, mas outros não percebiam e falavam espanhol. Começámos a misturar as duas línguas e afinal a nossa “fala” até era engraçada. Assim, podem olhar para a fotografia e aperceber-se que todas as pessoas que aparecem nela estão contentes e algumas delas até têm faces engraçadas.
Quando chegou o momento de experimentar o vinho a coisa foi bem pior. Quer dizer, o conjunto das nossas emoções e o cheiro do vinho misturado com o cheiro das caves fizeram com que a espontaneidade e originalidade das pessoas a brincar estivesse presente num ambiente onde a calma e o silêncio imperam.
Texto de Raquel Gómez Aparicio (5ºAno)
PORTO SENTIDO (Carlos Tê - Rui Veloso)
Quem vem e atravessa o rio
junto à serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende até ao mar
Quem te vê ao vir da ponte / és cascata São-Joanina / dirigida sobre um monte / no meio da neblina // Por ruelas e calçadas / da Ribeira até à Foz / por pedras sujas e gastas / e lampiões tristes e sós // E esse teu ar grave e sério / dum rosto e cantaria / que nos oculta o mistério / dessa luz bela e sombria
Ver-te assim abandonada
nesse timbre pardacento
nesse teu jeito fechado
de quem mói um sentimento
E é sempre a primeira vez / em cada regresso a casa / rever-te nessa altivez / de milhafre ferido na asa




Há já muito tempo que não moro na minha terra por muitas razões, mas eu lembro-me dela todos os dias. Talvez o facto de a minha mãe ainda morar lá seja o motivo mais importante, mas estou convencida de que outros motivos fazem com que esteja cheia de vontade de matar saudades em breve.

Quem gostar dos desportos aquáticos deve saber que é possível praticar muitos deles como o mergulho, o kajak, a vela, o surf, a pesca subaquática... O seu porto desportivo está situado no mesmo centro da cidade e muito perto dele está o Parque Marítimo desenhado pelo arquitecto canariano César Manrique. A zona de lazer é o “Poblado Marinero” junto ao Parque, o qual permite aos turistas usufruir de muitas actividades sem terem de se deslocar. Mas Ceuta não está apenas rodeada pelas águas, o Monte Hacho e o Monte García Aldave envolvem-na em zonas verdes onde se podem praticar desportos como senderismo e equitação, ao mesmo tempo que se desfruta da natureza. Durante os passeios pelas montanhas, podem-se contemplar tambén inúmeras espécies animais.
As Moiras, as três deusas que decidiam o destino dos antigos gregos.

Quem sou eu?
A seguinte receita é uma sugestão de José Manuel Hernández Maquirriaín (5ºAno). Imagens do filme Viagem a Lisboa (Lisbon Story) de Wim Wenders. Uma história e uma música inesquecíveis. Um retrato de Lisboa em 1994.
Quando uma guitarra trina
Nas mãos de um bom tocador
A própria guitarra ensina
A cantar seja quem for
Eu quero que o meu caixão
Tenha uma forma bizarra
A forma de um coração
A forma de uma guitarra
Guitarra, guitarra querida
Eu venho chorar contigo
Sinto mais suave a vida
Quando tu choras comigo
Dpto. de portugués
C/ Mario Roso de Luna, s/n
06800 Mérida (Badajoz) Espanha
Tel. 924.00.30.17/18/19
Fax. 924.00.30.10
E-mail: eoimport@gmail.com